sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Crime e castigo

Ao analisarmos com mais profundidade a realidade de muitos dos nossos alunos nas escolas, verificamos que o seu sucesso depende, em grande medida, da sua capacidade de domínio da fala, da escrita e da leitura. Estas dificuldades, já bem detectadas pelos professores na várias escolas do país, consequentemente, acarretam uma série de outros problemas como a agressividade, o sentimento de fracasso, a depressão, a frustração, o isolamento, o desinteresse, desmotivação e, em alguns casos, a indisciplina e a violência. Noutros casos observados, alunos com grandes capacidades de leitura e de escrita, também revelam impaciência, desrespeito pelas actividades a desenvolver na sala de aula, desinteresse pelo estudo e pela escola.

Perante este cenário, parece-nos óbvio encaramos, de uma vez por todas, as causas deste problema, em vez de persistir no castigo e na punição, quando o aluno mostra a sua justa revolta.

É importante, pois, que os professores analisem atentamente a situação e que não continuem a classificar os alunos e “bons” e “maus”, sem determinar com exactidão as causas de tais comportamentos e atitudes, utilizando instrumentos de regulação adequados e medidas também elas apropriadas à resolução do problema.

O método simultâneo, tradicional, ainda muito utilizado nas salas de aula deve, de uma vez por todas, desaparecer para dar lugar a metodologias ajustadas às verdadeiras necessidades nos nossos alunos de hoje! Pela sua clara e constatada evidência, não será necessário aqui abordar a importância da imagem, da cor, do som, do movimento no dia-a-dia das crianças e dos nossos jovens…

É neste contexto que surge a nossa necessidade de estudar um pouco mais os sistemas de representação da informação, isto é, a forma como codificamos mentalmente a informação num ou vários sistemas sensoriais, olfactivo, cinestésico, auditivo e visual.

E a pergunta é: no método tradicional de ensino, no qual o professor privilegia a exposição de conteúdos oralmente, que espaço é dado à combinação dos vários sentidos?

No nosso ponto de vista, para que o aluno possa pensar de maneira consciente, para que possa organizar a sua experiência e construa o seu conhecimento, as metodologias pedagógicas a adoptar devem percorrer, simultaneamente, todos os sistemas sensoriais, ou seja, ao aluno devem ser propostas actividades que lhe permitam abordar a informação, de acordo com várias perspectivas e múltiplos suportes ou meios.

No âmbito do projecto Interact, com o auxílio de várias componentes tecnológicas, onde se destacam os quadros interactivos ACTIVboard, os ACTIVote e a construção de “flipcharts”, os vários professores e os seus alunos, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, exploram os diversos conteúdos das diferentes disciplinas, recorrendo à transmissão de informação pela sincronização da imagem, do texto e do som, sem descurar a componente cinestésica, na medida em que o aluno interage activamente com os objectos e o software. Assim, a sua acção na sala de aula é mais participativa e colaborativa! Juntando todas estas sinergias da comunicação, o aluno absorve a mensagem com o mínimo esforço físico e psicológico.

De acordo com testemunhos dos alunos, “as aulas, assim, são mais fixes!”; e afirmam: “compreendemos melhor a matéria”, “gostamos de estar nas aulas”, “porque parece o nosso telemóvel”, “não temos de estar sempre a ouvir o professor” e “podemos mexer nas imagens, ouvir, música, ver vídeos, desenhar, escrever, ler, todos juntos e assim é muito mais fácil”.

O crime que se comete com o método tradicional de ensino arrasta o castigo. Para que a indisciplina, o desinteresse, a desmotivação, a frustração, o fracasso e o insucesso diminuam ou desapareçam, é necessário que se olhe de frente para a mudança urgente de metodologias pedagógicas! Ao contrário do que muitos professores pensam, os alunos gostam de trabalhar e de se esforçar, gostam de aprender, gostam de procurar soluções para os problemas, adoram colaborar com os seus pares e os professores, se lhes forem proporcionadas as condições para tal, permitindo-lhe a conquista da autonomia. Estou certo que novos métodos e abordagens promovem o respeito e a admiração para com o professor, logo, o castigo deixa de existir!

Porém, ninguém nasce ensinado! É preciso mostrar aos professores que é possível fazer diferente; que existem inúmeras formas de orientar o alunos no seu processo de construção do conhecimento e que é possível obter resultados muito satisfatórios, socorrendo-nos correctamente destas ferramentas tecnológicas! É urgente proporcionar aos professores um tempo para pesquisa, para investigação e construção de materiais didácticos adaptados às necessidades dos seus alunos! Esta tarefa, necessária e imprescindível, deve ser tida em conta na organização dos horários dos docentes... Como podemos pedir aos alunos que pesquisem, recolham, seleccionem e tratem a informação, se ao próprio professor não lhe for reconhecido esse direito e tempo necessários?

É também fundamental dar melhores condições de trabalho aos alunos e aos professores dentro do espaço de sala de aula, em todas as escolas, para que, de uma vez por todas, “a culpa não morra solteira”! É necessário que a banda larga nas escolas esteja efectivamente funcional; que as redes internas seja readaptadas e estejam preparadas para altos débitos de comunicação; que haja bons e novos meios tecnológicos multimédia capazes de gerir a informação rápida e eficazmente; …

O crime e o castigo dão lugar, então, ao prazer e ao bem-estar na Escola!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

A Educação no Second Life

Second Life? Segunda vida?! Mas, afinal de que se trata?

Imagine um "outro mundo" virtual em 3D no qual pudesse passear, conhecer outras pessoas, conversar, contemplar paisagens, ouvir música, ver vídeos, dançar, criar os seus próprios objectos, fazer algum negócio, assistir a múltiplas conferências e seminários ou inscrever-se num curso de fotografia, de línguas, de História numa qualquer universidade ou escola?! Parece irreal, mas não é...

Pois bem, tudo isto é possível neste ambiente gerado pela Linden Lab. Sempre em contínua construção, neste simulador da vida real, onde "residem" quase 3 milhões de "avatares" (representação gráfica de um utilizador em realidade virtual), existe "uma complexa economia, fruto da sua existência há alguns anos . O fascinante nessa economia é o facto de ser possí­vel trocar "dinheiro de jogo" [Linden Dollars] por US dólares, graças à imaginação e criatividade de alguns participantes. Isto significa que é possí­vel ganhar dinheiro fazendo negócios na realidade virtual!"

Parece impossível, mas não é , se olharmos para o caso do Eggy Lippman (ou Jorge Lima na vida real) que se tornou no primeiro português a "ganhar a vida" no Second Life. Com ele, trabalham 30 profissionais na sua empresa, a Beta Technologies, cuja principal área de actividade é a construção de prédios e do respectivo mobiliário. Tive a oportunidade de o conhecer dentro do próprio seu edifício construído a 420 metros de altitude e de me sentar na sua sala de reuniões para conversarmos um pouco sobre esta outra dimensão do ciberespaço. Com ele, estava a gestora de negócios, a encantadora Gwyneth Llewelyn. Foi um encontro muito enriquecedor, pois permitiu-me aprender uma pouco mais sobre esta sociedade paralela e estabelecer novos laços de amizade. Também nos debruçámos sobre o tema Educação e a forma como está a ser explorada no Second Life. Foi-me dito que existem mais de 60 Universidades a leccionar no SL... Em Portugal, ainda temos muito caminho a percorrer, sem dúvida!

Também, com alguma regularidade, a convite do Prof. Carlos Santos, um grupo de alunos de Mestrado e Curso de Especialização em Multimédia na Educação e professores da Universidade de Aveiro se reúnem às quartas-feiras, pelas 22 horas, no Second Life, para discutir assuntos relacionados com tecnologias e educação, entre muitos outros... Para além de divertido, enriquecedor e proveitoso, esta experiência permite-nos reflectir seriamente sobre as vantagens desta "ferramenta" no contexto educativo.

"A IBM, a Sun, a Microsoft, a Sony, Reuters, Dell, Warner Brothers, Globo, BBC, Wells Fargo, American Apparel, entre muitas outras, são empresas que já têm edifícos a 3D no Second Life. A IBM, em particular, está a explorar seriamente a tecnologia e a considerar entrar no ramo do desenvolvimento de infra-estruturas de software que facilitem as actividades de comércio electrónico na plataforma. Vários artistas como os U2, Duran Duran e Regina Spektor também "moram" na "grelha" (nome oficial dado a esta realidade virtual). Em Agosto passado, Suzanne Veja tornou-se mesmo a primeira artista a dar um concerto virtual no Second Life." (JN)

Ao nível da Educação, existe um forte e participado forum de educadores que se debruçam sobre a utilização e exploração do SL para fins educativos. CNN.com


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Fontes
Simetria - Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico
Wikipédia
Jornal de Notícias


quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Comunicação na Lousã

No passado dia 15 de Janeiro 2007, pelas 18.30 horas, no âmbito da 3ª Semana da Ciência e da Tecnologia, na Lousã (Coimbra), apresentámos uma comunicação subordinada ao tema "Tenho um quadro interactivo na sala de aula... Sim, e depois?!", no Seminário intitulado "As TIC como complemento ao ensino aprendizagem".

Veja abaixo a apresentação em powerpoint (clique nas setas para visualizar os diapositivos). Para melhor visualização, em tela maior, clique aqui.




Partilhe as suas fotos

Dado que a imagem beneficia a compreensão de vários assuntos ("uma imagem vale por mil palavras!"), o professor pode ilustrar os conteúdos que lecciona com fotografias da sua autoria e, posteriormente, mostrá-las na sala de aula aos seus alunos. Com a ajuda do quadro interactivo, esta tarefa é ainda mais facilitada!

O Flickr dá a possibilidade aos utilizadores de comentar as fotografias. Imagine-se uma actividade a realizar pelos alunos, cuja tarefa seria, precisamente, a de tecer comentários, dar a sua opinião, lançar ideias e sugestões, etc.! Com as ferramentas da Web 2.0, abre-se ao professor um elevado leque de possibilidades de exploração da informação, no sentido da construção do conhecimento em comunidade... É apenas um proposta!

Aqui fica um tutorial realizado no âmbito de um trabalho para a disciplina de Ambientes de Gestão de Aprendizagem, pelo grupo Interagir, na Universidade de Aveiro:



quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Concurso Prrrotege.Te

O Concurso Prrrotege.Te 2006/07 tem como tema principal a Política dos 3 R’s – Reutilizar, Reduzir e Reciclar – e visa estimular os jovens a construir conhecimentos e reflectir sobre as questões e os problemas referentes ao meio ambiente em Portugal. É um desafio de carácter pedagógico, que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos.

O Concurso Prrrotege.Te 2006/2007 é um concurso de âmbito nacional e destina-se aos alunos do Ensino Básico (1º ao 9º ano), matriculados em escolas públicas e privadas, distribuídas pelo Ministério da Educação, distribuídos em quatro categorias: 1º CEB, 2º CEB, 3º CEB e Necessidades Educativas Especiais.

As inscrições, que terminam a 31 de Janeiro, estão disponíveis no sítio institucional do concurso na Internet, em www.revista-til.net/protegete, onde também é possível encontrar informação complementar sobre esta iniciativa.



terça-feira, 16 de janeiro de 2007

ACTIVstudio V.3 já disponível


A tão aguardada versão 3 do ACTIVstudio já está disponível para os utilizadores dos quadros interactivos ACTIVboard.
Esta versão ainda está em inglês. Porém, para quem o idioma não faz qualquer diferença, é possível descarregar, a partir do site da Promethean, esta actualização.
Para regozijo de muitos professores, esta nova versão sofreu profundas alterações, tornando-a ainda mais prática! Novas ferramentas muito úteis preenchem de novidades a "ementa".
Quando instalar esta versão, poderá manter no seu computador também a versão anterior. Assim, poderá ir treinando na versão 3, habituando-se à nova apresentação! Logo que esteja à vontade na sua utilização, poderá, então, desinstalar a "velha" versão...
A acompanhar a nova versão, também poderá descarregar pacotes com milhares de recursos!
Para aqueles que desejavam uma aplicação profissional (Developer), não perca as surpresas que o ACTIVstudio 3 lhe reserva...


Deixe aqui, nos "comentários", a sua opinião sobre a versão 3!
Dê-nos conta das novas funcionalidades e potencialidades
que vai descobrindo.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

BETT Show 2007


Está a decorrer, em Londres, no centro Olympia, um dos mais famosos eventos mundiais BETT 2007 - The Educational Technology Show na área de Tecnologias de Informação e comunicação Educacionais, que inclui demonstrações de produtos, tecnologias e serviços para a Educação, workshops, seminários, entre outros.

Entre os dias 10 e 13 de Janeiro de 2007, este evento procura criar trocas de experiências entre comunidades de ensino e formação, e tem contado com a presença de cerca de 600 entidades que concebem materiais educacionais, para além de mais de 28 mil visitantes.




quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Apple apaixona com iPhone


O iPod da Apple veio revolucionar o mundo do MP3 e, agora, vem aí o iPhone...
Além de mais um incrível objecto de design, esta jóia possui potencialidades tecnológicas muito avançadas, capazes de fazer corar a concorrência, no mercado dos telemóveis!

Para quem fica maravilhado com as tecnologias e as suas aplicações, não pude ficar indiferente a este objecto agora anunciado ao mundo pela Apple! Portugal ainda terá de esperar até final do ano para ver mais de perto esta peça... :-(

E os portáteis Mac? Ainda não conhece?!

Não diga que não o avisei: quem os conhece, corre o risco de se apaixonar! Em muitas escolas de outros países como o Reino Unido, a França, a Suiça ou os Estados Unidos, esta tecnologia é mais utilizada que os PC's pelas crianças e pelos professores...

Saiba mais sobre este mundo,
clicando sobre a apple

Mas quem sabe tudo sobre isto é mesmo a avózinha
;-)

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

3.ª Semana da Ciência e da Tecnologia da Lousã

A Câmara Municipal da Lousã vai realizar uma Semana da Ciência e da Tecnologia, um certame educativo que decorre em todo o país e que pretende apoiar a actividade experimental, solidificando a aprendizagem das ciências. A terceira edição do Concelho da Lousã será realizada de 15 a 20 de Janeiro de 2007.
Neste evento, poderá assistir ao Seminário destinado a Educadores e Professores, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, no dia 15 de Janeiro (18h30), subordinado ao tema: "AS TIC COMO COMPLEMENTO AO ENSINO APRENDIZAGEM". Veja aqui o programa do Seminário.


Os bloguistas blogam na blogosfera

http://technorati.com/weblog/blogosphere/

Eis alguns “palavrões” novos na nossa língua. Para quem ande um pouco distraído no mundo da Internet, estes vocábulos podem agora causar surpresa e curiosidade. Para aqueles que já por cá andam há muito, este pequeno artigo pouca ou nenhuma novidade poderá trazer. Seja para uns ou outros, centraria a minha atenção na actividade docente e no desempenho dos alunos na chamada blogosfera.


No projecto “Interact – quadro interactivo na sala de aula”, os professores envolvidos são uns privilegiados, desde Fevereiro de 2006! Têm acesso a tecnologias na sua sala de aula que poucos (infelizmente!), nas escolas portuguesas, usufruem. Um quadro interactivo ACTIVboard 78’’, um videoprojector, um computador multimédia, com acesso à Internet em banda larga! Com estes meios, o ambiente, o aspecto, as actividades na sala de aula transformam-se. E é sobre as dinâmicas e o funcionamento da actividade docente que me debruço aqui um pouco.

Além de produzirem conteúdos extraordinários nos “flipcharts” com o software ACTIVsutdio ou ACTIVprimary, com apetecida interactividade e bastante originalidade, os professores podem utilizar outro software de terceiros ou, simplesmente, aceder à Internet para mostar ou visualizar um vídeo no YouTube, umas fotografias no Flickr, umas apresentações em Powerpoint no Slideshare, ler uma definição na Wikipédia, ler um post (entrada) num Blogue, ouvir um Podcast de uma emissão de rádio ou sobre um determinado tema, ver um programa de televisão em arquivo ou, ainda, ouvir aquela música em MP3 disponível e ler aquela notícia de última hora num jornal qualquer português ou estrangeiro… Ah! Tudo isto pode estar reunido no agregador pessoal de feeds RSS, como o Netvibes, para rapidamente aceder a toda esta panóplia de serviços!


Com tanta variedade de oferta de serviços e ferramentas da Web 2.0, tanto os professores como os alunos devem explorar tais potencialidades para diversificar as suas actividades e tornarem-se internautas mais activos, produtores de conteúdos, em vez de serem simples e meros consumidores passivos de materiais.

A Internet é já um enorme espaço social (Social Network) que conta com a colaboração de milhões de utilizadores no mundo. Exemplo disso, são os mais de 50 milhões de blogues criados a um ritmo alucinante de 50.000 por hora e um por segundo [1]; ou a tão popular Wikipédia, a “enciclopédia livre e gratuita, (…) colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. [2].

O som, a imagem colorida em movimento ou estática e o áudio são bem mais atractivos para os nossos alunos. Esta nova era exige dos educadores e professores novas estratégias, novas abordagens dos conteúdos e, essencialmente, devem dar lugar à iniciativa do aluno. Tal como já num anterior “post” salientei "... é inquestionável que a abordagem de ensino deve fornecer aos aprendentes experiências de aprendizagem concretas e contextualmente significativas que incentivem a construção dos seus próprios modelos, conceitos, estratégias." [3] O saber, o conhecimento já não pertencem apenas ao professor. Este já é lugar-comum, sem dúvida! Porém, se ainda continuamos a repetir esta axioma, é porque continuamos também a repetir métodos arcaicos e tradicionais que já não estimulam ou motivam os nossos alunos… Aqui vai uma ajudinha: explorem a plataforma DidaktosOnline (http://didaktos.ua.pt/), baseado num perspectiva construtivista do conhecimento, e analisem a utilidade da mesma na constituição de comunidades de prática!

O velhinho quadro negro e o poeirento giz jazem mortos e apodrecem no projecto Interact. Aliás, numa escola do Projecto já havia morrido há mais tempo! [4] As actividades desenvolvidas com o auxílio dos quadros interactivos seduzem, atraem e promovem o interesse, a participação e a concentração dos alunos nos temas abordados nas várias disciplinas.

Agora, é preciso ir ainda mais longe! Explorar mais em profundidade novas ferramentas. E a questão ou o desafio que proponho a todos os professores é simplesmente este: criem vós próprios o vosso blogue da vossa disciplina ou área de formação, explorando ao máximo as suas potencialidades e os serviços gratuitos da Internet! Criem os vossos textos, as vossas propostas de actividades lectivas… Convidem os vossos alunos a interagir no vosso espaço, dêem-lhes privilégios de administração ou de colaboração para que, também eles, demonstrem que sabem e são capazes de desenvolver tão boas ou melhores actividades que os seus professores. Abram espaço ao diálogo, à discussão e debate de ideias e experiências!

É aqui que, no meu ponto de vista e apelando à minha experiência, se verifica o verdadeiro sucesso!

Se olharmos um pouco para o panorama de blogues, verificamos que existem os de sucesso e os de insucesso. O sucesso advém não só das visitas que recebem, mas, sobretudo, da sua capacidade de promoção da participação, ou seja, de levarem os seus participantes a redigir comentários! Os comentários geram novos comentários que, por sua vez, levam o administrador do blogue a dinamizar mais e melhor aquele espaço.

Infelizmente, os professores escrevem pouco! Os professores lêem, mas revelam-se pouco interventivos na blogosfera, quando são chamados a participar activamente com as suas ideias, opiniões, conhecimentos, experiências, sugestões ou propostas, mostrando assim o seu interesse, visando promover a expansão de uma comunidade de prática, de modo a preservar e aperfeiçoar sua capacitação e competência. Falta de tempo… Sempre a falta de tempo!

Pois bem, cabe a cada um decidir o que realmente pretende da sua prática pedagógica. As ferramentas, os serviços e as tecnologias estão aí… Acredite-se ou não, o domínio destes meios proporcionam uma enorme satisfação e bem-estar pessoal e profissional, quando aplicados ou explorados com os nossos alunos!

Por falar nisso, já blogou, hoje?


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Fontes:

[1] Technorati The Blog Herald
[2]
Wikipédia
[3] Moreira & Pedro (2006) DidaktosOnline: Teoria da Flexibilidade Cognitiva e Ensino Baseado em Casos, Universidade de Aveiro

[4]
Artigo no Ágora, número 6, Prof2000

Mais uma ferramenta da Web 2.0

As ferramentas da Web 2.0 vieram proporcionar aos utilizadores a capacidade de serem também produtores, com um papel mais activo no mundo da Internet.
O Tagzania é um exemplo interessante de utilização de mapas. Veja esta apresentação (powerpoint) que lhe mostra, passo-a-passo, como assinalar pontos de interesse no seu mapa.
Veja ainda mais abaixo neste blogue um exemplo de um mapa com pontos já assinalados. Localize, por exemplo, o Centro de Formação de Entre Paiva e Caima... Aproxime-se o mais possível com a escala lateral, no lado esquerdo do mapa (+ e -).
Esta ferramenta, tendo como suporte os quadros interactivos, poderá promover o trabalho colaborativo em contexto de sala de aula, dando aos alunos a possibilidade de serem eles próprios a personalizar os seus mapas. Está a ver como dinamizar esta actividade? ;-)