segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010

Reforçar o desempenho dos alunos recorrendo a novas tecnologias


Resumo do estudo realizado pelo Dr. Robert Marzano
sobre o efeito da ActivClassroom da Promethean

no desempenho dos alunos



Dr. Robert Marzano, um especialista muito conceituado em investigação em Educação, realizou um estudo entre os períodos de 2008-2010, para determinar a eficácia da ActivClassroom da Promethean como uma ferramenta que poderá contribuir para influenciar o desempenho dos alunos na sala de aula.

Resultados do estudo preliminar

O estudo, "Avaliação dos efeitos da ActivClassroom da Promethean no desempenho dos alunos", constatou que a utilização da ActivClassroom conduziu a uma melhoria imediata e sustentável no desempenho dos alunos em 16 percentis. Este estudo permitiu concluir que a ActivClassroom contribuiu eficazmente para reduzir o fosso que existia na performance dos alunos.

Veja os vídeos sobre as tecnologias da ActivClassroom


Para além dos 16 percentis alcançados, a pesquisa revelou ainda que:

  1. O Desenvolvimento Pessoal dos professores é essencial. Quanto mais confiante um professor se sentir na utilização das novas tecnologias, maior e mais frequente será o uso dessas tecnologias nas salas de aulas, e por consequência, melhor será o desempenho dos alunos.
  2. Soluções integradas e completas contribuem igualmente para aumentar o desempenho académico. Este estudo analisou todo o ambiente da sala de aula - não apenas o quadro interactivo.
Soluções da Promethean

O desempenho escolar dos alunos foi maior nas salas de aula onde a ActivClassroom da Promethean foi utilizada. Este ambiente de aprendizagem rico em tecnologias inclui:


Sobre o estudo

Iniciado em 2008, o objectivo deste projecto de investigação teve como intuito determinar o impacto da ActivClassroom no desempenho dos alunos e no seu sucesso escolar.
O estudo realizado a nível nacional nos Estados Unidos da América envolveu cerca de 5.000 alunos, 170 professores e 73 escolas espalhadas por bairros rurais, urbanos e suburbanos. Este estudo foi a maior investigação do género realizada até agora.

O primeiro relatório foi lançado em Outubro de 2009. Um estudo completo, "Evaluation Study of the Effects of Promethean ActivClassroom on Student Achievement", está disponível online (em inglês) no site em www.PrometheanWorld.com/research.
Recomendamos, também, que veja e ouça uma série de webcast, dividida em 3 partes:


Sobre o Dr. Robert Marzano

Robert J. Marzano, PhD, é co-fundador e CEO da Marzano Research Laboratory em Englewood, Colorado, EUA. Um dos mais conceituados investigadores na área da educação. É orador, instrutor e autor de mais de 30 livros e 150 artigos sobre temas como a instrução, a avaliação, escrever e implementar normas, a cognição, a liderança eficaz, para além de efectuar várias intervenções em escolas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário ao texto! Obrigado pela sua participação...

Related Posts with Thumbnails