quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gazela ou Leão, é melhor que corras...


Every morning in Africa when the sun comes up, a gazelle wakes up. That gazelle knows that it must run faster than the fastest lion or it will be killed. Every morning when the sun comes up a lion wakes up. That lion knows it must run faster than the slowest gazelle or it will starve to death. It doesn’t matter whether you’re a lion or a gazelle, when the sun comes up, you better be running!

Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que o leão mais veloz, ou será morta.
Todas as manhãs um leão acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome.
Não interessa se és um leão ou uma gazela.
Quando o sol se levantar, é melhor que corras. (Provérbio africano)

Este famoso provérbio, com um forte espírito motivante, remete-me para o mundo da Educação e os desafios que as Tecnologias colocam às escolas, aos professores, aos alunos, aos pais e à sociedade em geral.

Com o apetrechamento das salas de aula com múltiplas tecnologias, como computadores, quadros interactivos, videoprojectores, cabos, vários tipos de software, a Internet e as ferramentas da Web 2.0, os professores vêem-se envolvidos numa espécie de selva que exige uma nova forma de estar, um novo olhar, uma nova atitude e conhecimentos para se "sobreviver". Este novo mundo, muitas vezes desconhecido para quem nele entra agora, assusta. Esta "fauna" e "flora" presentes na sala de aula provocam algumas náuseas, sufocam. É um mundo desconhecido que nos obriga a partir em safari, com muito cuidado, com atenção redobrada, sempre expectante...

Neste ambiente aparentemente inóspito, onde "agressões" várias parecem emergir de todo o lado, muitos professores sentem-se inseguros e pouco confiantes para enfrentar as "feras". Sabem, no entanto, que será este o novo lugar para habitar... Sabem, também, que a melhor forma de desfrutar deste novo ambiente passará pelo conhecimento das condições, dos fenómenos, dos perigos e pelo domínio de técnicas e meios de sobrevivência.

É tempo de aperfeiçoar a corrida...


Seja Leão ou Gazela, o Professor necessita de sobreviver. Quanto mais depressa correr, mais depressa poderá saciar as suas necessidades. O Sol levanta-se todas as manhãs...

Neste mundo global fortemente dominado pela Tecnologias de Informação e Comunicação, os pais descobrem que aos seus filhos se exigem elevados conhecimentos e competências nos vários saberes. Que deverão ser altamente competitivos e ser capazes de se adaptarem.
Os pais e a sociedade exigem capacidade de resposta das escolas e dos professores para os seus filhos. Exigem que os docentes estejam rapidamente munidos das ferramentas e dos conhecimentos que ajudem os educandos a enfrentar a "selva", de modo a que, também eles, nela sobrevivam. O Sol levanta-se todas as manhãs...

Todos sabem que é necessário correr. Todos sabem o "por quê" , o "para quê" e o "quando" . Porém, poucos sabem o "como" e o "por e para onde".

Ora, é para isso que existem as comunidades de prática como a Interactic 2.0 onde, voluntária e informalmente, os seus membros partilham, cooperam e colaboram É para auxiliar os professores que o portal Promethean Planet cria ambientes acolhedores que oferecem algumas ferramentas, técnicas e métodos.

Aqui, o Sol levanta-se todas as manhãs. E se temos de correr, façamo-lo todos juntos... Esta é a motivação.

domingo, 6 de junho de 2010

Novidade: ActivBoard Mobile System


A ActivClassroom em qualquer local

Concebido para apresentar a ActivClassroom aos alunos, o ActivBoard Mobile System combina o melhor da tecnologia de quadros interactivos da Promethean – um ActivBoard resistente e fiável, um avançado projector de ultra curta distância e o premiado software educativo ActivInspire – num robusto pacote.


Quando colocado em posição, o ActivBoard pode ser facilmente ajustado para ser utilizado por todos os alunos e professores. O projector integrado de ultra curta distância apresenta imagens nítidas e vívidas, praticamente sem sombras. Com a primeira lâmpada de 6000 horas da indústria, este projector DLP ultra-silencioso é económico e de fácil manutenção. Os acessórios opcionais da sala de aula incluem um compartimento com fecho para computador portátil, um quadro de apagar a seco com dupla face e uma grande gaveta de arrumação para guardar um conjunto completo de dispositivos portáteis de resposta do aluno.

Destaques:

  • Ideal para ambientes de ensino diversificados, como ginásios, bibliotecas e salas de estudo temporário
  • Design robusto com rodas ocultas e bloqueáveis para maior segurança
  • Quadro interactivo com altura ajustável motorizada para maior acessibilidade dos alunos de todas as idades e fácil movimentação
  • Construção modular que permite uma instalação fácil com baixos custos de implementação
  • Acessórios de fácil instalação
  • O projector avançado DLP de ultra curta distância utiliza a mais recente tecnologia para apresentar imagens nítidas e brilhantes e reduzir as sombras.
  • Com capacidade de projectar imagens e vídeo a 3D
  • Projector sem filtro com lâmpada de vida útil de 6000 horas para reduzir custos de manutenção
Saiba todas as características na página da PrometheanWorld.com
Veja também este pequeno vídeo de apresentação com vista de 360º