segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia Europeu das Línguas


26 de Setembro foi o dia escolhido pelo Conselho da Europa, para comemorar a diversidade linguística e cultural europeia, assim como incentivar os cidadãos a aprender e praticar outras línguas para além do seu idioma materno.

Desde 2001 que o Dia Europeu das Línguas (DEL) tem sido celebrado anualmente em várias escolas dos 47 países membros do Conselho da Europa.

Promethean Planet - Uma comunidade global

Se procura ideias para celebrar o Dia Europeu das Línguas com os seus alunos, nesta página encontrará apenas uma pequena amostra dos inúmeros recursos interactivos disponíveis no Planet, dedicados ao ensino da língua estrangeira.

Descubra outros exemplos de conteúdos disponibilizados por membros do Promethean Planet, bastando para isso clicar no menu "Recursos interactivos" e na barra de pesquisa seleccione a disciplina "Línguas estrangeiras". Poderá ainda aprofundar a sua pesquisa por lições, pacotes de recursos ou links úteis.

Tem recursos sobre este assunto? Não hesite em partilhá-los na comunidade Planet.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ITEC Innovative Technologies for an Engaging Classroom



ITEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom) é um projecto de quatro anos, em larga escala, que se inicia a partir de Setembro de 2010. Reune decisores políticos, investigadores, fornecedores de tecnologia, outros especialistas em tecnologia avançada de aprendizagem e os professores inovadores, a fim de projectar, construir um teste escalável e abrangente de cenários de ensino e aprendizagem na sala de aula futuro.

O objectivo principal é desenvolver cenários de aprendizagem na sala de aula do futuro que possa ser validada através de um piloto em grande escala e, posteriormente, ser criada à escala.

Com 27 parceiros no projecto, incluindo 14 ministérios da Educação, e do financiamento da Comissão Europeia de 9.450.000 Euros, o ITEC está preparado para ser um projecto emblemático para a concepção da sala de aula do futuro. Os resultados do projecto fornecerão um modelo para a implantação da tecnologia de apoio ao ensino e aprendizagem, a fim de orientar a elaboração de políticas para todas as escolas europeias. O impacto potencial e carácter estratégico do projecto é sublinhado pelo piloto de tecnologia apoiada em cenários> 1.000 salas em 12 países, tornando-se na maior validação pan-europeia das TIC nas escolas, até hoje nunca realizada.

Para saber mais, aceda à página
http://itec.eun.org


The iTEC project is supported by the European Commission
under its 7th Framework Programme (FP7).


Algodoo - a física animada em 2D


O Algodoo é um ambiente de simulação de Física em 2D para criar cenas interactivas de uma maneira lúdica como um desenho animado. O Algodoo destina-se a incentivar a criatividade dos jovens, a capacidade e a motivação para construir conhecimento. A sinergia entre ciência e arte faz do Algodoo uma ferramenta educativa e divertida.

Associado ao software ActivInspire e aos quadros interactivos ActivBoard da Promethean novos cenários de aprendizagem acontecem naturalmente para entusiasmo e satisfação de alunos e professores.

Veja no blogue DragonTree como integrar uma experiência real com os alunos, o software ActivInspire e o Algodoo, na construção de um carro-foguete, inspirado no projecto BloodHound SSC - STEM.



Divirta-se.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

100.000 visitantes!

O Blogue Interact - Quadro Interactivo nas Salas de Aulas ultrapassou hoje a barreira dos 100.000 visitantes. Uma longa caminhada pioneira de mais de 4 anos dedicado à utilização daquela tecnologia no Ensino e na Aprendizagem.

Tudo começou em Fevereiro de 2006. O primeiro texto explicativo sobre o Projecto foi este: "Lançamento oficial do Projecto Interact".

Hoje, volvidos estes anos, os quadros interactivos ActivBoard da Promethean estão nas Escolas portuguesas, do 2º Ciclo ao Secundário. É uma realidade à qual os Professores e Alunos estão a adaptar-se gradualmente, tal como aconteceu naquela altura. Será uma caminhada valiosa e gratificante na Educação, em direcção à mudança, à criatividade e à inovação.

Percorra os textos deste Blogue e leia testemunhos de colegas que se aventuraram no uso desta fantástica ferramenta. Deixe-nos os seus comentários e recomende aos seus colegas esta fonte de informação útil.

Procure mais informação e recursos no Promethean Planet.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mensagem da Sra. Ministra a alunos, pais e professores

Na abertura do Ano Lectivo 2010-2011, uma mensagem dirigida aos alunos, pais e professores, pela Sra. Ministra da Educação de Portugal:


Message from the Portuguese Minister of Education, Isabel Alçada, for the Back to School 2010-2011

Fonte: EDUTVPORTUGAL

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Regresso às Aulas 2010 com a Promethean


Com as férias de Verão a chegar ao fim, é tempo de arrumar o chapéu-de-sol e preparar o arranque de mais um Ano Lectivo 2010 / 2011.

Já tem tudo preparado para acolher um novo grupo de alunos na sua ActivClassroom? Pensando nisso, reunimos para si alguns exemplos de conteúdos que poderá utilizar nos primeiros dias de aulas.

Entre os inúmeros recursos disponíveis, descubra exemplos de actividades ou fundos de páginas para criar as suas lições, ou pacotes de recursos com imagens fantásticas para dar aquele "toque final" aos seus flipcharts.

Esperamos que esta selecção de recursos seja do seu agrado e não se esqueça…partilhe as suas sugestões.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Número do Suporte Técnico da Promethean

Está disponível, desde o dia 01 de Setembro 2010,
um novo número de telefone dedicado exclusivamente ao
Suporte Técnico da Promethean.
** 800 880 502 **
Não hesite em contactar-nos nos dias úteis,
entre as 9.00h e as 17.00h
para solicitar ajuda técnica,
relacionada com as nossas soluções interactivas.